21 de abr. de 2013

MUSEU KUNSTHAL DE ROTERDÃO EXPÕE OBRA DE JEAN PAUL GAULTIER







Até 12 de maio, o museu holandês Kunsthal, em Roterdão, apresenta “The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”, a primeira exposição internacional dedicada à obra do célebre designer de moda francês. Em exibição estão 140 das suas mais emblemáticas criações, dando aos visitantes a oportunidade única de mergulhar no universo vanguardista e exuberante de Jean Paul Gaultier.

Jean Paul Gaultier inspira-se nas culturas do mundo: África, Índia, Rússia, Grécia. Transformando, transgredindo e reinterpretando os códigos existentes, o designer não elimina apenas as fronteiras entre culturas, mas também entre os sexos, criando formas andróginas. Com uma consciência perfeita do espírito da época, Gaultier joga com as culturas e subculturas existentes, misturando diferentes estéticas: marinheiro, punkglam rock,graffiti, etc.

Mais do que uma retrospetiva, “The Fashion World of Jean Paul Gaultier” é uma instalação contemporânea. Em exibição estão mais de cento e quarenta criações originais do início dos anos 1970 até à atualidade, tanto de coleções de Alta Costura como de pronto-a-vestir. Gravações de desfile de moda, programas de televisão, filmes, vídeos, desenhos e fotografias de fotógrafos célebres completam o mundo de Gaultier. Nesta exposição multimédia, 30 manequins vestidos com modelos icónicos do designer - alguns dos quais emprestados por Madonna ou Pedro Almodovar – “ganham vida” através de projeções audiovisuais: uma dúzia de celebridades, incluindo o próprio Gaultier, “emprestaram” os seus rostos para serem projetados nos manequins. A exposição foca também as várias colaborações de Jean Paul Gaultier com o cinema (“O quinto elemento” de Luc Besson), a música (Madonna, Tina Turner) e a fotografia (Inez & Vinoodh, David LaChapelle).

“The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”: uma exposição tão teatral como exuberante, à imagem das criações de Jean Paul Gaultier. Para visitar até 12 de maio.


KUNSTHAL
Westzeedijk 341
3015 AA Rotterdam

The Netherlands



Nenhum comentário:

Postar um comentário