ESTILISTAS DO BRASIL E DO MUNDO


Viviene Westwood


Yves Saint Laurent - Trapézio e Mondrian


Yves Henri Donat Saint Laurent , nasceu em Orã, na Argélia no dia 01/08/1936, sua família de origem alsaciana havia deixado a frança em 1870.
Interessado em artes e teatro, não demorou a entrar no mundo da Moda.
Chegou em Paris em 1954  e começou a frequentar a École de la Chambre Syndicate de la Haute Couture.
Ganhou  um concurso internacional  de moda , com um vestido de coquetel, o que acabou por impressionar o diretor da Vogue Michel de Brunhoff e também o celébre Christian dior, que o contratou como assistente.
Com a morte de Dior em 1957 acabou se tornando o novo estilista da Maison.
Sua primeira coleção pela grife de Christian Dior foi lançada em 30 de janeiro de 1958, onde apresentou vestidos trapézios, de ombros estreitos e saia evasê e teve grande sucesso que acabou por vencer o prêmio Nelman Marcus e o apelido de " Christian 2, o jovem triste".
E m 1960 não agradou ao criar blusões de couro preto sobre blusas de gola rolê o que mais tarde seria um sucesso  nas mãos de outros estilistas com o nome de "beatnik chic".

Em setembro do mesmo ano foi chamado para servir na guerra da Argélia e acabou sendo substituído na maison Dior por Marc Bohan.
Em 1961 abriu sua própria maison com a ajuda de Pierre Bergé , seu amigo e companheiro.
Seu primeiro desfile com a marca YSL aconteceu em 29/01/62 e a partir deste  momento a marca YSL  se tornou sinônimo de elegância e vendas alavancadas por uma série de licenças da marca, como meias, lenços, chapéus, bolsas, cintos, óculos e perfumes, distribuídos em todo país.
Em 1965 uniu moda e arte aco criar os vestidos tubinhos  inspirados nos trabalhos do holandês Piet Mondrian ( 1872-1944) artista plástico fundador do neoplasticismo (que usa vocabulário restrito às verticais e horizontais e às cores puras). O vestido se tornaria um ícone da moda.
Outros artistas o inspiraram em suas criações , como Pablo Picasso, george Braque, Andy Warhol, Velázquez e Delacroix.e
Em 1966, abriu sua primeira butique de prêt-à-porter, a YSL Rive Gauche, ao lado esquerdo do Rio Sena, na Rue de Tournon, em Saint-Germain-des-Près. Ele foi o primeiro costureiro parisiense de alta-costura a abrir uma butique de prêt-à-porter de luxo. Yves Saint Laurent sempre foi um inovador e revolucionário da moda, sempre buscando novas formas e atitudes para vestir as mulheres. No mesmo ano , na coleção de verão de alta-costura, criou o smoking feminino, marca registrada do estilista.
Em 1968 apresentou modelos surpreendentes como a saharienne ( jaqueta tipo safári) e blusas transparentes. Em 1969 abriu a butique  Saint Laurent Rive Gauche para homens , em Paris,
      Em 1971 , a " Coleção 40", de verão, mostrou vestidos estilo anos 40, com as costas nuas ( um escândalo e um enorme sucesso de vendas) e Saint Laurent causou surpresa ao posar nu para o fotógrafo Jeanloup Sieff para o lançamento de seu perfume masculino. 
      Em seguida vieram as coleções da África ( com muitos coloridos , estampas  e dourados, entre materiais como ráfia e palha) e Rússia ( em 1976, com muitos mantôs, saias amplas, veludos, casaquinhos e coletes bordados). Saint Laurent trabalhou ainda em outras coleções étnicas como Espanha, China e Índia.
      Em 1977 , lançou o perfume Ópium, mais um escândalo  ( por causa da referência ao nome à droga) e mais um sucesso comercial.
     O seus gosto pelo teatro fez com que criasse roupas e espetáculos de Edmond Rostand, Marguerite Duras ou jean Cocteau. No cinema vestiu  Claudia Cardinale, Catherine Deneuve ( nos filmes A Bela da Tarde (1966)- de Luis Buñuel, A Sereia do Missíssipi (1969) de François Truffaut. Catherine Deneuve se tornou sua amiga e sempre presente em todos os seus desfiles.
    Em 1999 a marca , incluindo o prêt-à-porter, perfumes e demais artigos foi comprada por valores que teriam chegado a U$ 1 bilhão pelo empresário francês François Pinaut, do grupo Pinault-Printemps-Redoute, que detém a italiana Gucci.
    Em 22 de Janeiro de 2002, no Centre  Pompidou, em Paris, aconteceu o último desfile de alta-costura de Yves Saint Laurent, numa grande retrospectiva  das suas criações . Catherine Deneuve emocionou os convidados ao cantar para seu amigo de tantos anos.
    Era o fim de uma era de luxo, elegância e glamour na alta-costura, a era YSL.
Em 02 de Junho de 2008  Yves Saint Laurent morre em  Paris aos 71 anos de idade, vitíma de um um tumor no cérebro detectado em abril de 2007.


Por : Kris Melo


Christian Dior - New Look



Nasceu em 21 de  Janeiro de 1905, o quinto filho do famoso fabricante de estrumes, Maurice Dior.  Possuía grande admiração pela mãe, que se torna musa de suas inspirações. Sempre se interessou por moda e quis crescer neste mundo, porém o pai o impedia, e por isso  acabou prosseguindo com seus estudos na política  e nos tempos livres se dedicava a sua paixão por moda numa galeria, financiada pelo pai.
Devido a queda da bolsa , seu pai acabou perdendo os bens, sua mãe morre de cancêr, o próprio Dior contrai tuberculose  e acaba tendo que viver da hospitalidade de amigos, vendas de quadros do acervo familiar  e  lutar por seu próprio sustento, acabando por desistir da galeria e trabalhar como ilustrador, antes do emprego fixo de estilista.
Em 1939 parou a carreira para ir à guerra e depois de um ano voltou para casa  e acabou por trabalhar como lavrador.
Em 1941  voltou a Paris e acabou por ser contratado por Lucien Lelong como estilista. Sua força era seu entusiasmo e sua superstição a sua fraqueza, não conseguia fazer nada sem consultar Madame Delahaye, e  a consultava até por coisas banais.
Em 1947  cria sua primeira coleção denominada  Corolle ou  New Look, composta por cintura de vespa, vestidos e tailleurs com corpos justíssimos e saias volumosas,  devolvendo as mulheres ao luxo  e a boa aparência. Neste mesmo ano Dior vai ao Estados Unidos  onde recebe um Óscar de Design a convite dos armazens texanos Neiman Marcus.
A alta-costura renasce depois da guerra pelas mãos de Dior. Ele criava duas coleções anuais e já possuía  a idéia de marketing criando novas tendências a cada nova coleção.
Nestes momentos de criação, Dior entrava em estado depressivo , refugiando-se em seu atellier na sua casa de campo.  
Um homem gentil, afável, não fumava, tinha aversão a fofocas, e um apurado senso de  negócios , habilidoso para se promover e lidar com a imprensa.
Em 1949 passou a receber uma porcentagem por cada reprodução de suas idéias e lançamento de perfumes e acessórios com sua marca , tornando lucrativo o seu negócio.



Seu primeiro perfume foi Miss Dior, seguido de Diorama e Dioríssimo.
Nos anos 50 a sua saúde começou a se debilitar devido ao stress, pouco percebido  por pessoas fora do seu convívio, mas que  aumentava a sua obesidade.
Sempre teve problemas com o amor e em 1956 foi correspondido por Jacques Benita  e na vontade de agradá-lo  decidiu viajar no fim do verão em 1957 para Montecatini buscando uma cura de emagrecimento. Acabou por falecer 10  dias depois , com apenas 52 anos de parada cardíaca.





Por : Kris Melo


Chanel - A Estilista do século XX





Paul Poiret - História e Criação


Paul Poiret - Nasceu no dia 08 de abril 1879 - e faleceu em 1944
Filhos de pais comerciantes  de tecido no bairro  Hallen, centro da economia têxtil  parisiense. Poiret  foi sempre apoiado pela mãe e irmãs  na sua vocação  para a confecção de vestuário, apenas o pai se mostrou reticente , fazendo com que Poiret , contrariado, acabasse o ensino secundário. 
Seus primeiros passos na moda, foi num ateliê de um fabricante de sombinhas , nas horas vagas desenhava esboços  de roupas femininas  e com restos de seda  da fábrica  criava extravagantes vestidos.  Seu talento foi descoberto e tornou-se aprendiz de um costureiro renomado na época Jacques  Doulcet.
Conclui em 1901 o serviço militar  e vai trabalhar na casa de moda Worth, a casa de moda mais importante da época. Porém os herdeiros de Woth não reconhecem o valor de Poiret e não o readmitem.
Em 1903 abre seu próprio salão de Moda com ajuda financeira da mãe e após três anos torna-se famoso e reconhecido na sociedade parisiense.
Libertou as mulheres do uso de espartilhos criando uma silhueta mais simples , prática capaz de revelar o contorno do corpo feminino .
Seus vestidos afunilados com cintura alta próprios para serem usados sem os incômodos espartilhos.
As mangas dos vestidos eram estilo Kimono e possuíam linhas retas.
Poiret  apresenta uma mulher simples, juvenil , livre e ativa ,  e sua moda é de cores fortes  e substitui as meias pretas por seda cor de pele  para das a impressão de pernas despidas.
O seu estilo se torna extravagante e luxuoso influenciado pela moda oriental de turbantes , kimonos com seu corte reto e cores destacadas, com detalhes de rendas trabalhadas a ouro e prata , perólas e plumas .

Se passou na Belle Époque:
Na França, período que se estende da virada do século ( 1899/1900) até a primeira guerra mundial 1914, época do luxo e extravagância.
Na Inglaterra: era Vitoriana (+ ou - 1837 até 1901)
Na Inglaterra: era Eduardina ( 1901 até 1910)
Sua esposa Denise Boulet tinha o corpo esguio e dispensava o uso dos espartilhos o que inspirou Poiret no processo de criação de vestidos que liberassem as mulheres deste acessório.
É de Poiret o crédito pela invenção do sutiã moderno, mencionada pela Vogue em 1907.

Ele acaba por notar que seu trabalho passa a ser imitado e impele a fundação do Syndicat de Defensé de la Grande Couture Francaise  com a intenção de que as criações originais sejam preservadas, e acaba estampando um selo estético em todas as suas criações o que faz dele o primeiro estilista.
Na primeira Guerra mundial Poiret é recrutado e quando regressa quatro anos depois se depara com uma sociedade mudada  com as mulheres autônomas e independentes.
Tenta reviver seu momento como grande ditador da moda, mas com a sociedade mudada seus esforços são em vão , continua querendo viver de forma ostensiva e entra em falência.
A mulher o abandona , e frustrado com o seu insucesso regressa a Provença e se dedica a pintura , acabando por morrer em 1944 pobre e esquecido. Sua obra e suas idéias faz com que ainda hoje a sua moda seja parte da história.

Por: Kris Melo

Nascida em Saumur, França em 19 de agosto de 1883, Chanel chegou a París aos 16 anos.  Conheceu o milionário criador de cavalos  Etienne Balsam, da qual se tornou amante que a ajudou a abrir sua primeira loja onde vendia chapéus.
Foi noiva do herdeiro inglês do carvão Arthur Capel, que a ajudou a abrir sua segunda loja em Deauville , na época um centro elegante da França. Capel morreu em 1924 vitima de um acidente automobilístico.

Gabrielle Coco Chanel revolucionou a década de 20 , libertando a mulher de trajes desconfortáveis  e rígidos, como faixas, cintas e corpetes apertados , saias amplas com vários babados, introduzindo uma moda com o seu próprio estilo de mulher independente e com personalidade. Uma moda prática e elegante  apropriada para a mulher que precisava trabalhar fora e necessitava de liberdade nos movimentos.
Em 1916 ela lanço na alta-costura o jérsei de malha, os trajes em tecido xadrez e a moda escocesa, com blusas de malha fina, calças boca de sino, jaquetas curtas e casacos transpassados e acinturados em estilo militar.

Para a noite criou vestidos em negro metálico, vermelho escarlate ou bege.  Laços e paetês eram os únicos enfeites  e não impediam que a mulher se movimentasse com rapidez.
O vestido negro, simples, reto com gola, mangas largas e punho , jaqueta de corte reto e saia simples foram as inovações da estilista. Chamado também de pretinho básico , mostrado numa edição de 1926 na Vogue , o vestido desenhado por Chanel, o primeiro entre vários que produziu na sua carreira. Seus modelos eram simples  ao alcance da mulher de bom gosto mas com poucos recursos.
A Bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailler e o vestido preto foram símbolos que marcaram a história da Moda, porém foi seu perfume  Chanel n. 5 , o mais vendido no mundo, usado por Marilyn Monroe , que a tornou milionária.
O perfume foi criado em 1927  por Ernest Beaux e Gabrielle sugeriu que  fosse um perfume com cheiro de  mulher. Dentro de um frasco art decó , acabou sendo incorporado à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York em 1959, e acabou por se tornar o primeiro perfume sintético a levar o  nome de um estilista.
Em 1939 no início da segunda guerra mundial a estilista decidiu fechar suas lojas ,  porque acreditava que não era um bom momento para a moda. Mudou-se para o Hotel Ritz e conheceu o alemão Hans Dincklage, espião nazista e veio a se tornar sua amante,
Em 1945 foi para a Suíça, voltando a Paris apenas em 1954, e retornando ao mundo da moda.  Sua nova coleção não foi bem aceita pelos parisienses mas agradou os americanos  que se tornaram seus maiores compradores.
Chanel morreu em Paris , no dia 10 de Janeiro de 1971 aos 87 anos, em sua suíte particular no hotel Ritz.
Desde 1983 a sua marca é comandada pelo diretor Karl Lagerfeld, diretor da marca tanto da alta-costura quanto do prêt-à-porter. O estilo clássico ainda propagado por Lagerfeld se tornou atemporal.

Por: Kris Melo