MODA


Desfile da Versace - Milão Fashion Week 2012

Me lembrou um tema que fiz na faculdade.Do fundo do mar. Os tons claros... as estampas com temas marítimos.  Versace brincou com cavalos marinhos, estrelas do mar, mostrando uma mulher elegante e feminina.Arrasou. Looks comerciais e dentro da realidade feminina. O diferencial está no corte e nos detalhes. Estampas suaves e de extremo bom gosto. Parabéns Versace. Mais uma coleção de sucesso!

Kris Melo


Look que eu amei pelo extremo bom gosto das estampas!


D&G - Uma marca que ficará para a História.

Seda.... Modelos envolvidas em lenços de seda da Hèrmes. Sensualidade e toques indianos. Despedida com gosto de quero mais.
Kris Melo


Look que eu amei!



Renda-se a renda

Com a moda  de máscaras,luvas , peças e  adornos  em renda, vamos conhecer um pouco da origem deste produto  e suas variações.

A  origem da renda é arábe. As rendas chegaram do oriente juntamente com os tapetes persas.  Tecidas manualmente as rendas traduzem um universo romântico, luxuoso e renascentista atemporal,
Rendas industrializadas, como a chantilly, que faz referência ao castelo de Chantilly na França, traduzem um espírito único de beleza a cada ponto de seu desenho. Quanto mais diversos e elaborados os pontos  mais rica e valiosa será a renda.


Entre os tipos mais conhecidos temos também a renda francesa, onde os franceses foram aprimorando  o tecido tornando-o mais trabalhado e delicado. No Brasil as rendas mais conhecidas são a de bilro e a renascença, ambas produzidas por nossas artesãs  do norte a sil do país. Estes pontos foram trazidos pelas rendeiras portuguesas  que acabaram por ganhar um toque da criatividade brasileira, tornando-as únicas.



Por Kris Melo
pesquisa : Fina Trama


Museu da Moda


Está sendo construído em Canelas no RS  o MUM - Museu da Moda, idealizado pela estilista Milka Wolff. 
A idéia é ótima. Com nossos estilistas maravilhosos, e o Brasil sendo visto no Mundo pelo SPFW ,Fashion Rio e Minas Trend ,  só demonstra que o país tem potencial para continuar  e crescer no segmento.
Alguns páises Europeus, menores que o Brasil, possuem o seu próprio Museu da Moda. Apesar de ser um começo , o MUM poderia ser o ínicio de vários Museus Regionais, que atendam a um país grande e rico como o nosso.
E porque não? Porque os empresários do ramo textil e confecção não investem na idéia?  Cada região possuem a sua cultura e formas diferentes de criar Moda. O Brasil possui vários Brasis dentro de si mesmo. 
Os eventos de Moda regionais  poderiam lançar novos estilistas. Poderiam promover venda e turismo e mostrar o  lado  brasileiro do ramo que vai além da região Sul e Sudeste. As parcerias com  Universidades do Ramo Textil e Moda poderiam manter ativos estes Museus com eventos e desfiles de lançamento dos novos estilistas.
Os lojistas poderiam atuar nestes eventos como uma grande feira de negócios, em todo o Brasil, se expandindo pelo Mundo , o que geraria empregos e enriqueceria a cultura brasileira  da História da Moda.
Poderiamos  utilizar estes espaços regionais para recebermos acervos históricos do mundo, dando acesso aos profissionais de moda  a conhecimentos de difícil acesso no exterior.
Dentro desses espaços podem ser ministrados cursos técnicos profissionalizantes, com a parceria do comércio, da indústria e do governo para que se estimule o gosto artístico , cultural e profissional por um segmento que possuem grande deficiência de mão de obra.
E a troca deste incentivo seriam as reduções de impostos, do ramo, que compromete a receita dos empresários do ramo, impedindo o crescimento do setor.
O Brasil tem um potencial e o  segmento Moda  é um dos que mais emprega no mundo  e estamos perdendo espaço para a China e outros países porque precisamos de pessoas que enxerguem este potencial e tenham força para colocá-los em prática em cada região.
Este post não tem nenhum  valor político ou  promocional, e sim a opinião de uma profissional do ramo que busca possibilidades de crescimento de um setor que se vê  cada vez mais em dificuldades por falta de planejamento, organização e união .
Temos que valorizar a nossa cultura  e ter orgulho deste país que se abre para nós e nos mostra oportunidades.

Postado: Por Kris Melo 


Sustentabilidade, Reciclagem & Meio Ambiente na Moda

Uma atenção especial ao nosso planeta...
   Amo a Moda, mas devemos nos preocupar com o nosso meio-ambiente.
   Investir em tecnologia , tornando possivel a reutilização de tecidos , reciclagem e sustentabilidade precisa ser a preocupação de todos os cidadãos.

No ramo textil, de confecção precisamos buscar formas de reaproveitamento, porque tudo o que sobra acaba por afetar o ambiente em que vivemos.
   Sabemos que as sobras de tecido podem ser vendidas como resíduos texteis , mas o desperdício ainda é grande. E o desperdício além de gerar custos , acaba por poluir o planeta.
   Precisamos de um mundo mais consciênte e esta consciência depende apenas de nós mesmos.
   Viver num mundo melhor é questão de educação, e não podemos ignorar o quanto a falta de uma ação possa afetar o ambiente em que vão viver nossas futuras gerações.
   Desejo que a a preocupação ambiental por todos do ramo se torne um estilo que possa ser agregado a Moda. E que os designer , estilistas, lojistas , empresários do ramo têxtil e de confecção abracem a idéia da busca por novos recursos que possam minimizar o impacto no meio-ambiente.

" Não nos basta uma Moda apenas bela e diferente , precisamos de uma Moda consciênte "

By Kris Melo

A reciclagem é uma importante ferramenta para podermos amenizar o grande problema do acúmulo de lixo no mundo, mas também é importante nós reciclarmos nossas idéias, conceitos e valores para que sejamos seres humanos melhores e mais conscientes.

Ulysses Santos


Estilo? É o que Nos Faz Único.


Mesmo bombardeados  de Moda por todos os lados, influênciados pelos acontecimentos e tendências , todos temos um estilo próprio, principalmente quando acrescentamos em nossas roupas algo muito "nosso", uma mistura de nossos "Eus"  (nossa identidade visual), influenciados pela nossa forma de ser, agir e pensar.
Um lenço com a cor predileta,  um broche, o nosso modo de usar a roupa, a combinação de cores, o penteado  é como se fosse a nossa impressão digital, gritando  que somos únicos e diferentes.
O estilo próprio surge a partir das preferências, objetivos, personalidade, estilo de vida e características físicas.
Diferente da moda que é coletiva e passageira, o  estilo é pessoal e duradouro.

"Ter estilo é respeitar  sua identidade e
não se deixar levar pelo modismo."

Cada um tem seu estilo.  Qual é o seu?

  • Estilo Esportivo - o estilo esportista transmite a idéia de conforto e descontração.

    Estilo Tradicional - este estilo transmite a idéia de respeito e seriedade, sem chamar a atenção.
    Estilo Elegante - marcado pela idéia de refinamento , segurança e sofisticação.
    Estilo Dramático - transmite a idéia de força, impacto, poder e sofisticação.

    Estilo Sexy - trasmite a idéia de calor e sensualidade, colantes, marcando o corpo, estampas imitando pele animal, transparências , decotes.


    Estilo Romântico - transmite a idéia de suavidade, calma, com detalhe de rendas, flores, laços e fitas.


    Estilo Criativo - transmite a idéia de originalidade, criatividade, senso artístico.



    Descubra qual é o seu, porque a moda sai de moda ,
     o estilo nunca."

    por: Kris Melo 


Os Segredos e Curiosidades de uma VITRINA


Ler a informação de uma vitrina é sugerir uma nova forma de olhar o produto. Ou tornar o produto sempre diferente para quem olha, despertando o desejo de compra, manipulando o olhar do possível comprador.
  A intenção de um vitrinista  pode ser o de chocar, encantar, atrair, surpreender  e prometer, tornando o produto e a loja atraente ou despertando a curiosidade .
  Uma boa vitrina indentifica o produto aliando à imagem da empresa ou marca . Divulgando o uso e existência do produto  com a marca associada.
  A harmonia de cores, luzes e disposição dos produtos torna a vitrina eficiente, causando o efeito desejado de atrair o olhar.
  O que pode parecer apenas um meio de expor um produto , uma boa vitrina pode mexer  com os valores sociais , econômicos e culturais de uma sociedade, despertando desejos e promessas, com a finalidade  de atender as metas desejadas.

Significados de Vitrina:

Alemão - Schaufenster  - janela para expor
Inglês - Window Display  - Janela para vestir  - to Catch the eye - para fisgar o olhar
Espanhol - Escaparate -  Armário  que tem a finalidade de fazer-se notar o objeto em seu interior
Portugal - Montra - Janela que mostra  ( originada do francês Montre)
Francês - Devantures -  o que está na frente
Italiano - Vetrina -
Espanhol das Américas - Vitrine (mais parecida com a nossa Vitrina)

VITRINA ( origem - vidro)
Uma das expressões  em francês é faire du léche carreaux ( lamber os quadrados) , que significa  a maneira que nossos olhos percorrem uma vitrina, degustando-a.

Namorar uma vitrina é querer  adentrar a transparência do vidro, estar no seu interior. Através da transparência a vitrina abre as vestimentas do seu mundo aos olhos que a olham, para ser vista e sentida, não apenas olhada.

A vitrine é como um palco,  o produto o ator principal e a história montada na vitrina tem o objetivo de atrair o consumidor e despertar o interesse de consumo.
Despertando o desejo  de compra que se relaciona em estar na Moda e ao mesmo tempo ser único nas pequenas diferenças.

A vitrina cria sonhos instantâneos onde o objeto de desejo é encontrar a felicidade. 

"O olhar normal na maioria das vezes é captado, cativado, fascinado pela ilusão especular. O que cada um de nós contempla na vitrina, de fato, é seu próprio imaginário social."
Alain Le Ninèze


Fonte: Vitrina - Construção de Encenações - Sylvia  Demetresco
Agradecimentos: ( ao mestre ) Urubatan Fabiano 

Por: kris Melo


Moda é Roupa? Moda , Anti-Moda e Não Moda!


MODA  não é roupa.
A Moda  se originou através de uma mudança periódica de estilo.  A mudança de gostos e atitudes de uma grande quantidade de pessoas.

Moda = Modo =Maneira


É o fenômeno social ou cultural de caráter mais ou menos concitivo, que consiste na mudança periódica de estilo e cuja vitalidade provém da necessidade de conquistar ou mater uma determinada posição social"
(Joffily, Apud Treptow , 2003)

"A moda vive de uma ação contrária. Para que exista moda as pessoas precisam pertencer a um grupo e ao mesmo tempo ter o seu próprio jeito de ser."
(Simmel)

A moda surgiu no final da idade média com a evasão da população dos campos para a cidade, surgindo uma classe mercantilista.

Vestuário é o conjunto de vestes, roupa que se veste, indumentária.

NÃO MODA -  São trajes sem mudanças , como roupas religiosas, uniformes, roupas folclóricas, burca. Onde o grupo está vestido com os mesmos padrões.

" Compoê a idéia de não-moda a indumentária submetida ás regras específicas de religiões ou culturas que não variam de acordo com os ciclos de mudanças de estações. São roupas ligadas às tradições específicas, que se localizam à parte  do modelo ocidental do sistema da Moda."
(Cristiane Mesquista)
ANTI-MODA - Tipo de vestuário que protesta contra a moda vigente. Como os trajes dos hippies,  góticos e punks, e que viriam a se tornar moda também.



"Pessoas ou grupos que geralmente não são adeptos as convenções e aos ditames da moda, andam contra a corrente e criam suas próprias maneiras de vestir. Com esta atitude acabam definindo os simbólos que caracterizam o grupo a qual fazem parte".
Cristiane Mesquita




A moda é efêmera, passageira.

kris Melo