LIVROS E A MODA




























Vitrina: veículo de comunicação e venda
Já está nas livrarias o título Vitrina: veículo de comunicação e venda, de Fátima Lourenço e José Oliveira Sam, publicado pela Editora Senac São Paulo. Destinada a estudantes, vitrinistas, lojistas e pessoas que trabalham com comércio e exposição de produto, a obra revela como temas: definição de vitrina, o dia a dia do profissional que atua na área, programação e comunicação visual, além da relação entre consumidor e a intenção de compra. Fátima Lourenço é professora de vitrinismo, especialista em visual merchandising e aquarelista. Trabalha na criação de projetos e instalações artísticas. Já José Oliveira Sam há 30 anos atua como consultor no comércio varejista, por meio do desenvolvimento de cursos, palestras e treinamentos para empresas e shoppings, na criação e execução de vitrinas para lojas e estandes de empresas em feiras promocionais. É docente dos cursos de vitrinismo, merchandising visual e design de interiores do Senac São Paulo.ServiçoLivro: Vitrina - veículo de comunicação e vendaAutores: Fátima Lourenço e José Oliveira SamEditora: Editora Senac São PauloNúmero de páginas: 240



Chegou o HISTÓRIA DA MODA, o meu segundo livro!
São 416 páginas repletas de ilustrações, fotos e depoimentos.
O livro tem início com considerações sobre o comportamento humano na Pré-História e percorre vários séculos, dividindo-os em períodos referentes aos povos da Mesopotâmia, Egito Antigo, Grécia Antiga e Roma Antiga, além de capítulos sobre a Idade Média, Renascença, Barroco e Rococó.
O século XIX também é abordado e os séculos XX e XXI são apresentados por décadas.
O Brasil (Descobrimento, Colônia e Reino) tem um capítulo especial e parte de nossa História e sua cena de moda é inserida em todos capítulos a partir do século XIX.
O “HISTÓRIA DA MODA” é uma publicação da HAVANA, um selo editorial da ELS2, e contou com o patrocínio da Editora Campus/Elsevier.

De: Marco Sabino







Memória Visual lança coleção de guias de viagens que focam em moda, cultura e design
O que começou com uma vontade de lançar guias para o público que viaja para pesquisar moda tornou-se algo maior. A coleção de guias CONFIDENCIAL tem como objetivo trazer o melhor da moda, cultura e design para os viajantes que querem mais do que visitar os pontos turísticos e conhecer lugares comuns. “É claro que com a proposta de ser um guia especializado, trazemos referências de lugares conhecidos nos roteiros tradicionais. O inédito aqui são os endereços perdidos entre as grandes avenidas, aqueles de difícil acesso e os que ainda são segredo. O que queremos mostrar é justamente isso: o segundo andar sem vitrine, aquele que atende com hora marcada, o que fica numa ruela mais distante”, diz Camila Perlingeiro, editora da coleção.

O primeiro volume, Paris, foi escrito por Sylvia Demetresco e é com prazer que apresentamos LONDRES, concebido por Ana Claudia Lopes, uma carioca de alma inglesa. Esse livro é sobre descobertas, dicas, passeios exploratórios e endereços pouco conhecidos agrupados de 2002 até hoje. Em Londres é possível andar por ruas completamente desertas para, “do nada”, se chegar a um oásis de consumo ou cultura, um pedaço isolado de uma rua ou um cruzamento apinhado de lugares interessantes.
Segundo a autora, “existem muitas “Londres” dentro de Londres. A cidade é de contrastes e nuanças e é isso que a torna encantadora. Tem prédios centenários belíssimos que de tão majestosos não possuem nem endereço com número e rua; a localização é dada simplesmente pelo nome do prédio e o código postal. E tem também ruas horríveis com lojas inspiradoras. Há empresas antiquíssimas que até hoje atendem a Família Real e que alimentam o cumprimento da tradição inglesa. E há também a juventude, com voz marcante e sempre procurando chamar a atenção de alguma forma, criando um novo nicho, se estabelecendo em um novo lugar”.
Além dos melhores endereços, selecionados de maneira totalmente afetiva, a autora fez uma pequena seleção de serviços práticos, utilíssimo para todos, com farmácias, supermercados, cafés, papelaria entre outros e termina com uma extensa lista de sites com as melhores escolas, feiras e eventos de moda, arte e design, para que o visitante possa se programar antes e durante a sua estadia.
A apresentação é do estilista brasileiro radicado em Londres, Inácio Ribeiro, da griffe Clements Ribeiro. Ele comenta que “(…) nossa fascinação se origina, talvez, no contraste mais absurdo e irresistível: o casamento da tradição com a anarquia que colore a cidade, assim como nossa imaginação”.
Por: Ana Claudia Lopes | apresentação: Inácio Ribeiro 






O livro é o mais completo sobre o gênero, contando com mais de 400 páginas que contam a história da moda brasileiras, década por década. Relembra fatos marcantes e grandes nomes, com pesquisa e análise do professor João Braga. Recomendado àqueles que estudam e que gostam de moda.




Vestir-se é um ato extremamente revelador. Toda vez que você entra em seu closet, libera uma forte mensagem a respeito de diversas facetas de sua natureza, assim como transmite inseguranças pessoais, ambições e traços de seu caráter que você preferiria manter escondidos. Com todo este risco, você se aventuraria a se vestir sem ter lido O código de vestir?
Se alguma vez você já lutou para combinar moda com praticidade,criatividade com aceitação, beleza com conforto e reconciliar outras contradições inerentes às roupas, o código do vestir guiará você através dos inconstantes círculos da moda em direção ao seu próprio estilo- ajudando-a a formar as impressões que passa para as pessoas e projetar a mensagem que realmente deseja.





Livro aborda a relação entre moda e tecnologia
Moda, globalização e novas tecnologias escrito pela professora e estilista Suzana Avelar, publicado pela Estação das Letras e Cores e pelo Senac Rio, será relançado na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. O título analisa a moda de forma ampla e aprofundada e trata da complexidade nos dias atuais atrelada às novas tecnologias.

O título tem como proposta discutir o significado do termo moda, a organização da sua indústria e o processo econômico e cultural presenciado hoje. Além disso, o livro analisa as diferenças entre a moda do início do século XX e a atual, estabelecida nas últimas décadas.

Suzana Avelar ainda faz uma breve reflexão sobre a formação da moda no Brasil, o gosto pelo estrangeiro e questões relativas aos dilemas da indústria da moda diante do processo de globalização.

Do início do século passado pra cá, houve uma mudança paradigmática da produção para o consumo, que o levou a etapas cada vez mais intensificadas até o ponto de sua caracterização em sociedades de hiperconsumismo. "Uma vez que o consumo não se impõe pela força do braço, mas pelo poder do apelo e da sedução, pela compulsão por um desejo prometido que avança para além da satisfação, a moda faz uso de estéticas existentes e segue inventando outras", explica Suzana.

A autora é formada em desenho de moda pela Faculdade Santa Marcelina e é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Participou do grupo de estudos e pesquisas Nidem. Foi curadora do projeto do Museu A Casa, na exposição "A mão na roda". Atualmente é professora da graduação em Têxtil e Moda, da USP-SP.

Serviço
Moda, globalização e novas tecnologias
Autora: Suzana Avelar
Editoras: Estação das Letras e Cores e Senac Rio
Número de páginas: 180