MODA, ARQUITETURA E DECORAÇÃO


Relação Moda , Arquitetura e Design


A moda está se tornando um elo , juntando as profissões , como arte, arquitetura e marketing.
Por ser um dos maiores segmentos  que empregam no mundo, a Moda  abre espaço para a atuação de vários profissionais que possam atender a necessidade de mercado  e criação em suas trocas de coleção,  que precisam ser rápidas devido a sazonalidade .
A Moda é muito mais que roupa. Grifes como Armani, Calvin Klein e Versace,  vendem muito mais que roupa, vendem conceitos, vendem sonhos, vendem idéias e relacionamentos.  Na Argentina por exemplo é  utilizado  o meio artístico e musical para curadoria de suas lojas.
Um designer de Moda  entende do processo criativo e de toda a gestão produtiva e de negócios da Moda, e entende a necessidade de envolvimento de profissionais de outras áreas, como Arquitetura , Marketing e Arte para tornar o produto cada vez mais atraente e vendável. Um designer não é apenas um estilista e sim um gestor de negócios do setor.
Algumas empresas de decoração convidam designer de moda para  criar e desenvolver produtos , porque os mesmos conhecem os processos de criação e possuem noções de gestão comercial e administrativa, porque não basta um produto ser bonito, atrativo, ele precisa ser vendável.
Muitos designers  e estilitas de moda se inspiravam nas criações da Casa Bauhaus  ( escola de artes plásticas, design e arquitetura  da Alemanha  1919-1933), para criação de produtos. Portanto existe uma inegável ligação entre moda e arquitetura.
Desfile do Giorgio Armani, inspiração Bauhaus. 



A Art Decó surgiu entre 1909 e 1939  e se tornou influenciadora da Moda, decoração , arquitetura e cinema, caracterizada pelas formas geométricas. A moda acompanhou toda esta evolução histórica , trazendo para a confecção a influência desta época . 
Hoje a moda atua com imagens , mostrando o glamour das passarelas e eventos, mas é algo muito maior . O trabalho da venda do produto, da imagem pelos profissionais de publicidade e marketing é grande, mas o processo de criação anterior não pode ser menosprezado, porque exige criação, estudos e muito trabalho. Para que um produto esteja na loja em tempo hábil  exige uma  grande equipe  de profissionais, tornado um dos segmentos que mais cresce e emprega no Mundo.
Uma das importantes profissões da Moda é  de Visual Merchandising que atua  junto ao produto, ao ambiente de venda deste produto, que precisa estar bem localizado,  ser funcional, com decoração própria e com espaço de circulação que atenda as necessidades do cliente. A  Vitrine de moda  é uma criação de arquitetura e marketing de moda ,  onde o vitrinista cria um projeto   em um espaço mínimo   onde o produto é exposto a fim de atrair e  despertar o desejo  do consumidor  para uma possível compra.
A moda abrange muitas áreas  e possui muitos segmentos e merece o respeito devido de todos os profissionais  que atuam de forma direta ou indireta  não somente do setor têxtil e de confecção, mas de todos os profissionais, porque a Moda é história e a história faz parte da humanidade, ou seja...faz parte de mim, de você , de todos.

Por Kris Melo