MODA E ARTE


O Estilista, o Designer , a História e a Arte


foto: Claude Monet- Dior

Um bom designer  ou estilista, necessita de uma base histórica da coleção que irá desenvolver.
A história é a base  de conhecimentos que o criador  usará para  desenvolver uma coleção  de sucesso.
As condições socioeconômicas do mercado, as motivações de compra estão sempre em mudança, por isso é necessário se antecipar as tendências de mercado para atender a demanda de vendas e fazer com que o produto de moda tenha uma aceitação lucrativa.
Normalmente este produto de moda é uma releitura de algo que passou e necessita de um estudo sobre as roupas, a silhueta e novos materiais. O designer ou estilista precisa estudar uma forma harmônica de trazer ao mercado um produto ou estilo de uma época,  adequando   aos tempos atuais.
O material de pesquisa está em livros, museus, internet e brechós. Os acervos dos museus são ricos em trajes e costumes , onde possa se verificar os detalhes das costuras e aviamentos.
A Moda pode não ser considerada arte pelo meio acadêmico ,o que é questão de ponto de vista,  mas exige trabalho artístico, nos detalhes e nas pesquisas.  Os trajes étnicos e folclóricos nos inspiram, como filmes épicos e históricos.
Os filmes antigos nos ajudam a compor penteados, maneiras, costumes de época
Não há limites para a utilização de idéias no conceito de Moda atual, tanto quanto passada ou futurista. A imaginação não tem limites. Alguns estilistas montam figurinos de peças de teatro, de clipes musicais, como Ronaldo Fraga que fez grandes trabalhos de figurino para a banda Pato Fu.
O estudo da vestimenta  foi reconhecido como parte da antropologia, que é a ciência  que estuda o homem e a humanidade.  
Alguns detalhes nas peças, como bordados  artesanais e detalhes nas costuras  são admirados e valorizados pelos criadores e designers , inclusive da alta costura que utiliza métodos manuais para a confecção de vestidos e peças exclusivas.
A alta costura é uma arte.  A moda por mais que se negue é uma arte que se veste .  A história é a inspiração  da arte e a arte é a inspiração da Moda.
A arte é também o imaginário do homem e sua história . E a moda está sempre atenta a arte e ao imaginário, e tudo o que provém deste imaginário e desta vivência, influência no formato das silhuetas, decotes, nos comprimentos das saias e vestidos. A Moda é a própria história, os acontecimentos de ontem, de hoje e do amanhã. E a história é pura Arte.

Foto: Van Gogh- Yves Saint-Laurent


Por: Kris Melo