16 de out. de 2011

VAMOS COLORIR A VIDA? AS CORES E SEUS SIGNIFICADOS




Desde pequenos nos sentimos atraídos pelas cores. O vermelho que nos chama a atenção. O rosa  nos atrai  O amarelo nos faz sorrir.
Mas qual é o significado das cores? O que elas transmitem?
Devido a nossa feminilidade, nós mulheres nos sentimos atraídas por cores,  Prova disto é entrar numa casa de um homem solteiro e de uma mulher solteira. As diferenças são incríveis , por isso eles procuram a nós para darmos um colorido na vida deles. rsss




Até hoje , na moda, me sinto fascinada pela diversidade de cores dos botões.  Os diversos e multi-coloridos cones de linha e fios  nas prateleiras das confecções me atrai e me deixa encantada . Uma cor mais linda que a outra, a riqueza de tons  e aviamentos na moda feminina  é genial. Realmente levanta a alta estima, e colore a nossa vida.



Nós mulheres não temos medo de ousar e nos sentimos seguras para estar na  moda e acompanhar as  tendências color blocking, florais, africanas com seus amarelos e alaranjados e marrom, as indianas com rosas púrpuras e azul turquesa.


A cor está relacionada com nossas emoções e para entender esta relação  é preciso lembrar a relação entre a luz e a cor simbolizada pelo arco-irís.
A luz afeta os neurotransmissores do cérebro , os quais são os responsáveis pelas mensagens passadas dos nervos para os outros nervos e músculos de maneira que a primeira sensação de cor é puramente vegetativa e emocional provocando ódio, amor ou outros sentimentos. As análises das reações humanas diante de uma cor  deve levar em conta as influências sociais pois enquanto o costume  no Ocidente  é de usar roupa preta simbolizando o luto, em outros  continentes o branco manifesta o pesar pelo falecimento de alguém.
As cores podem ter influência psicológica sobre o ser humano, algumas estimulam, outras tranquilizam, pois são captadas pela visão  e transmitidas para o cérebro e consequentemente refletem impulsos e reações para o corpo.

PRETO


O preto permite a auto-análise, a introspecção, pode significar dignidade, está associado ao mistério.






Vestido preto

Coco dizia que, ao contrário das roupas que ela costumava ver durante sua juventude, ela queria dar às mulheres "a possibilidade de rir e comer, sem necessariamente desmaiar".

O vestido de festa ao lado foi criado em 1937.










Nos anos 1920, Coco Chanel produziu sua marca registrada, o pretinho básico, que passou a ser uma referência de moda para mulheres no mundo todo.





AZUL

A cor azul  produz segurança, compreensão. Propicia saúde  emocional e simboliza lealdade, confiança e tranquilidade

Seda azul
Coco Chanel ficou famosa por revolucionar a moda, liberando as mulheres do uso de corpetes e introduzindo uma moda feminina elegante, mas casual, como este vestido de festa em seda azul, feito entre 1927 e 1928.





ROSA

O Rosa  significa romance, sensualidade e beleza.


Apesar de ser muito conhecida pela simplicidade de seus tailleurs, Chanel também criou vestidos de festa rendados, como este ao lado, de 1937.

BRANCO

O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.

Vestido Branco Versace

VERDE

O verde simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude.

Vestido Verde Versace


VERMELHO

O vermelho ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.

Vestido vermelho Valentino




AMARELO

A cor amarela desperta, traz leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, juventude e alegria.

Gisele Bundchen - Vestido Amarelo - Valentino


LARANJA

O laranja além de significar movimento, espontaneidade, tolerância, gentileza , é uma cor estimulante.

Vestido Laranja - Dior


CINZA

O cinza promove o equilíbrio e estabilidade

Vestido Cinza Versace


VIOLETA

A cor violeta significa sinceridade, dignidade, prosperidade e respeito.

Vestido violeta Dior



MARROM

O marrom é associado a estabilidade, constância, significa responsabilidade e maturidade.





São tantas cores.... tantos vestidos... rsss As escolhas são muitas. Depois de descobrir qual é o significado da sua cor predileta responda pra si mesma. Qual é a sua cor? Eu ficaria com todas!


Bejos 

Kris Melo

2 comentários:

  1. oi interessante seu post sobre as cores e os aspectos psicológicos delas, parabéns,
    Ernesto Simões

    ResponderExcluir
  2. Oi Kris, adorei o post .... e vou de PRETO!!!!
    BJS

    ResponderExcluir