2 de nov. de 2011

TRICOT E CROCHET . QUAIS AS DIFERENÇAS?

Como sabem , estou fazendo um post sobre os trabalhos de Sueli Sevilha em tricot e crochet. E numa conversa com ela fiquei pensando nas diferenças.Abri meu armário... várias peças , tricot, crochet  , casacos, blusas,blusões rs  O que diferencia um trabalho do outro?
Mas e vocês? Sabem a diferença?
Até então  eu  imaginava o crochet como peças mais pesadas de inverno e o tricot podendo ser utilizado nas duas estações com pontos mais abertos ou mais fechados.
Quase certo... rsss Porque na moda tudo muda, se transforma, se modifica. E para minha surpresa o crochet é a peça chave do verão. Em ambas as técnicas  podem ser criadas peças para usar em qualquer estação e escolher a melhor técnica é de gosto pessoal de cada um.



As peças em crochet são feitas com uma agulha especial com uma curvatura na ponta, como um gancho,  e tem um trançado semelhante ao da malha ou da renda. Pode ser feito em qualquer tipo de fio ou material, desde um  casaco delicado de linho ou até um tapete.

No tricot o entrelaçamento é feito com duas agulhas, numa sequencia de pontos delicadamente organizados, usando um fio mais leve e mais sofisticado, traduzindo uma delicadeza as peças , principalmente as de ponto mais abertos .

O tricot além de manual pode ser feito em máquinas industriais , porém o trabalho fica mais industrializado, quebrando um pouco da delicadeza dos pontos e criando peças de tricot que podem ser usadas no inverno, numa quantidade maior do que feita manualmente,

Concluímos  que  ambas as técnicas podem ser trabalhadas em qualquer estação. E o tricot por ser feito com duas agulhas, teve sua técnica adaptada  para trabalhos mais industrializados. Já o crochet é um trabalho tão diferenciado que somente pode ser feito manualmente.

Vestido feito pela artesã Sueli Sevilha


Bom queridos amigos, aguardem que está chegando um post lindo sobre o trabalho desta maravilhosa artesã e sua equipe.

Até mais!!!

Kris Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário