18 de nov. de 2011

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA DE MODA ALEMÃ

Depois de ter sido apresentada em 54 cidades e 32 países diferentes, a exposição itinerante “Imagens de Moda - Moda de imagens. Fotografias de moda alemãs de 1945 a 1995” termina o seu percurso em Lisboa, na Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional. Uma iniciativa conjunta do Goethe-Institut Portugal, da Câmara Municipal de Lisboa, e do Institut für Auslandsbeziehungen (ifa), em colaboração com a experimentadesign 2011, “Imagens de Moda - Moda de imagens” inaugura no próximo dia 24 de Novembro, pelas 19h00, e conta com a curadoria de F. C. Gundlach, um dos mais importantes fotógrafos de moda do pós-guerra, que estará presente na inauguração. 

Para esta mostra, F. C. Gundlach seleccionou sobretudo fotografias inovadoras com uma enorme força visual, que marcaram a sua contemporaneidade. No total, a exposição reúne 188 imagens de 39 fotógrafos de renome internacional que contribuiram consideravelmente para a criação de uma nova imagem da mulher, como Jürgen Teller, Wolfgang Tillmans e Sibylle Bergemann.
F.C. Gundlach procurou agrupar tematicamente até 6 imagens relacionadas que ilustrassem as características do trabalho de cada fotógrafo. Para além de retratar as tendências de moda e de documentar os movimentos fotográficos do passado, estas 188 imagens constituem também um retrato social do denominado
"Zeitgeist", das transformações sociais, dos códigos morais e dos sentimentos e desejos das pessoas de uma determinada época. F. C. Gundlach conseguiu, assim, reunir uma documentação representativa e multifacetada da fotografia de moda nos primeiros 50 anos da República Federal da Alemanha.
A exposição ficará patente ao público até 22 de Janeiro de 2012.

SOBRE F. C. GUNDLACH
F. C. Gundlach descobriu a sua paixão pela fotografia aos 10 anos e formou-se nessa área em 1949, após cumprir o serviço militar. Depois de se especializar em fotografia de moda, trabalhou para revistas da especialidade, tornando-se um fashion photographer conceituado. Fez produções em todo o mundo e fotografou actores e realizadores de renome, como Sophie Lauren, Romy Schneider, e Jean Luc Godard. Os seus trabalhos, realizados ao longo de 40 anos, tornaram-se verdadeiros ícones e marcaram a história da moda. Gundlach dedicou a sua vida à fotografia, não só como fotógrafo, mas também como coleccionador e curador de exposições.


Imagens de Moda - Moda de Imagens. Fotografias de Moda Alemãs de 1945 a 1995
Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional
Avenida da Índia / Lisboa (Belém)
Horário:
Terça a Sexta - 11h às 19h
Sábados - 14h às 19h
Encerra Domingos e segundas
fonte:  Daily Moda Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário