1 de jun. de 2013

FONDAZIONE BISAZZA APRESENTA PRIMEIRA RETROSPETIVA NA EUROPA DE RICHARD MEIER






Fondazione Bisazza, em Itália, presta homenagem a Richard Meier, um dos expoentes máximos da arquitetura contemporânea, com a apresentação de uma exposição retrospetiva dos seus 50 anos de carreira, intitulada “Richard Meier: Architecture and Design”.

A mostra é organizada pela Fondazione Bisazza em colaboração com a empresa de Richard Meier, e inclui uma seleção dos projetos mais representativos do famoso arquiteto americano, nomeadamente a Smith House, em Connecticut; o Getty Center, em Los Angeles; a Neugebauer Residence, em Florida; a Jubilee Church, em Roma; o High Museum of Art, em Atlanta; a Bibliothèque Nationale, em França, entre muitos outros. Em exibição estão esboços originais, desenhos técnicos, renderings e fotografias, assim como vários produtos de design menos conhecidos do grande público, como a coleção de tableware que Meier criou para a Reed & Barton em colaboração com Swid Powell.

Uma área separada da exposição acolhe “Internal Time”, uma instalação site-specific projetada especialmente pelo arquiteto norte-americano para integrar a coleção permanente da Fondazione Bisazza, que já inclui trabalhos de designers de destaque, como Alessandro Mendini e Jaime Hayon. Trata-se de um jardim geométrico, de imponentes elementos verticais cobertos de painéis de mosaico branco, onde o único elemento horizontal é um banco para os visitantes meditarem. Richard Meier explica: "Esta instalação não é necessariamente apenas um objeto em exibição na galeria. A instalação é desenhada com base no contexto do espaço, a estrutura do edifício e os pontos de vista para o jardim."

“Richard Meier: Architecture and Design” está patente ao público até 28 de julho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário