19 de jan. de 2013

LENÇOS - O ACESSÓRIO QUE FAZ A DIFERENÇA!

Acho um charme quem sabe usar um lenço bonito. Eu particularmente tenho poucos... Mas tem muita gente pelas ruas que sabe usar a criatividade e fazer do lenço um acessório poderoso.
São tantas formas de usar, e com tantas combinações de cores que os lenços acabaram por se tornar verdadeiras obras de arte, dando um toque moderno, sofisticado ou divertido a roupa que usamos.




Na moda todo acessório tem sua história. E como o lenço não poderia ser diferente. Dizem que a primeira mulher a usar um lenço foi Nefertiti no ano 1350 a.C. Na China , em 230 a.C os lenços eram usados como identificação dos funcionários ou guerreiros chineses.
O lenço feito de linho foi usado em Roma para aquecer os pescoços, agora transformado em cachecol e também para enxugar a face do suor em tempos quentes.
Em 1231 d.C o lenço foi usado como saia , amarrado com um cinto pelos egípcios, para a dança das mulheres , chamada de dança do ventre.
Em 1837 a rainha Vitória começou a usar lenços, na mesma época em que a Hèrmes foi criada.
Em 1930 os franceses se apaixonaram por este acessório, lhe trazendo muito mais utilidade do que no uso ao pescoço, transformando esta peça em algo necessário ao guardarroupa das mulheres. E a francesa Hèrmes  visualizando o futuro da peça se antecipou ao mercado, criando estampas tão diferenciadas que tornaram o lenço um objeto de luxo desejado.



Curiosidades:

No Brasil o lenço entrou no país pela futura rainha Carlota Joaquina quando a família real portuguesa fugia para o Brasil. O barco sofreu um ataque de piolhos, o que obrigou a rainha a raspar os cabelos. Carlota Joaquina passou a usar os lenços na cabeça , na época era estranho uma princesa careca, e logo os súditos passaram a imitá-la.

Em Portugal, no século XVII e XVIII , as mulheres bordam lenços e davam a seus amados. A decisão do uso ou não do lenço implicava na aceitação da relação amorosa.

Eu, particularmente possuo um lenço de póa, que não abro mão de jeito nenhum! Ele é lindo, retrô, de seda... maravilhoso. Combina com qualquer tipo de roupa que uso . Adoro!



Um beijo maravilhoso em vocês! Cheio de lenços coloridos para alegrar a vida!

Kris Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário