21 de jun. de 2012

ESPACE CULTUREL LOUIS VUITTON APRESENTA “TURBULENCE”


Entre 21 de junho e 16 de setembro de 2012, o Espace Culturel Louis Vuitton, em Paris, apresenta “Turbulence”, uma exposição que reúne o trabalho de 11 artistas de diferentes nacionalidades, que exploram a arte de brincar com a turbulência.

Atualmente, com o auxílio das novas tecnologias ou de técnicas rudimentares, de imagens virtuais ou de desenhos de linhas tradicionais, artistas de diferentes horizontes exploram as múltiplas possibilidades estéticas e filosóficas da noção de turbulência. Desenvolvem também inúmeros sistemas gráficos, pictóricos ou de notação escultural permitindo “mapear” estes movimentos espontâneos e desconcertantes da matéria.

As instalações imersivas de espaço e vídeo de Pascal Haudressy e Ryoichi Kurokawa, que misturam imagens, sons e esculturas; os ventiladores e turbinas de Attila Csörgo, Zilvinas Kempinas, Petroc Sesti ou Jorinde Voigt, que geram turbilhões ou remoinhos; a aparente parede liquidificada de Loris Cecchini; as esculturas de Sachiko Kodama, que mudam constantemente de acordo com as variações dos campos magnéticos; os fluxos e ondas mecânicas de Élias Crespin; o campo turbulento de cor de Miguel Chevalier para se explorar com o olho e o corpo; as mutações de pixéis de Angela Bulloch.

Vórtex, fluxo, aceleração, efervescência: os trabalhos apresentados no Espace Culturel Louis Vuitton atuam como “turbinas”, gerando processos, estruturas e formas em constante evolução. Ordem e desordem criam um campo fértil e dinâmico.


ESPACE CULTUREL LOUIS VUITTON
60, rue de Bassano
101, avenue des Champs-Élysées
75008 Paris
www.louisvuitton.com/espaceculturel


IMAGENS (da esquerda para a direita):

Angela Bulloch
Progression de 8 pixels pervertis, 2008

Petroc Sesti
Literal Form, 2012

Attila Csörgo
How to Construct an Orange? II (detail), 1993-2006






Nenhum comentário:

Postar um comentário