9 de abr de 2012

MUSEU BMW DE MUNIQUE EXPÕE OBRA DE RENÉ GRUAU



Poderoso, marcante, sofisticado: René Gruau. O museu BMW, em Munique, dedica uma exposição especial ao célebre ilustrador de moda e publicidade, falecido em 2004. Até 30 de junho, estão em exibição 80 trabalhos originais do artista, do período compreendido entre 1946 e 2000. 


René Gruau nasceu em Rimini, Itália, em 1909 como Renato Zavagli Ricciardelli. Publicou os seus primeiros trabalhos com apenas 14 anos e quatro anos mais tarde já fazia ilustrações para revistas italianas, alemães e britânicas. No início da década de 1930 mudou-se para Paris.
Quando Christian Dior, seu amigo próximo, abriu a sua casa de moda em 1947, Gruau foi convidado a criar as imagens gráficas de todos os perfumes Dior, e tornou-se rapidamente o artista preferido da indústria do luxo e das principais revistas de moda. A partir de 1989, retrospetivas da sua obra foram apresentadas em Paris, Roma, Munique, Colónia, Nova Iorque, Tóquio e Londres. Gruau morreu em Roma em 2004, mas os seus elegantes traços continuam a influenciar a ilustração de moda e publicidade até hoje.
Se gosta de ilustração e tem viagem marcada para Munique, não perca esta grande oportunidade de conhecer de perto a obra de Gruau.