10 de abr de 2012

GUIA DE EXPOSIÇÕES

Nesta primavera, são múltiplas as exposições dedicadas à moda e à fotografia que pode visitar em Madrid, Paris, Londres ou Nova Iorque. Se tem viagem marcada para alguma destas grandes capitais, deixamos-lhe algumas sugestões:
Em Madrid, a CaixaForum apresenta, até 3 de junho, “Los Ballets Rusos – Serguéi Diaghilev, cuando el arte baila con la música”, uma exposição organizada pelo Victoria and Albert Museum de Londres, que resume a evolução da dança no início do século XX, através da companhia Ballets Rusosde Serguéi Diaghilev. Destacam-se os figurinos e cenografias resultantes da colaboração com Matisse, Picasso, Braque e Chanel. (Pode fazer uma visita virtual à exposição AQUI)
Em Paris, o Musée des Arts Décoratifs conta a história de uma parceria de sucesso: Louis Vuitton e Marc Jacobs. Até 16 de setembro, os visitantes do museu são convidados a mergulhar na história da Louis Vuitton e a rever algumas das criações mais emblemáticas de Marc Jacobs para a famosa casa de moda francesa.
A primeira retrospetiva do trabalho de Helmut Newton realizada após a sua morte pode também ser vista em Paris. Mais de 200 imagens, entre fotografias originais e vintage, polaroids e imagens de grande formato escolhidas por Jude Newton, mulher do fotógrafo, estão em exibição no Gran Palais, até 17 de junho.
Em Londres, o Victoria and Albert Museum reabre a sua galeria de moda com “Ballgowns – British Glamour since 1950”, uma homenagem ao vestido de noite e ao glamour britânico dos últimos 60 anos. Vestidos que pertenceram à Rainha Elizabeth e à Princesa Diana, e criações de Alexander McQueen, Gareth Pugh, Catherine Walker, Vivienne Westwood, Victor Edelstein, entre outros, estarão em exibição de 19 de maio a 6 de janeiro de 2013.
Também em Londres, o Design Museum apresenta, até 1 de julho, a primeira retrospetiva no Reino Unido de Christian Louboutin. A exposição celebra os 20 anos de carreira do icónico designer francês, revelando a arte e a teatralidade dos seus sapatos, considerados como o epítome de estilo, glamour, feminilidade e elegância. Os visitantes têm ainda a oportunidade de ficar a conhecer o processo de design de Louboutin e saber como os seus sapatos são construídos, desde o desenho inicial e primeiro protótipo até à produção na fábrica.
Já em Nova Iorque, o Fashion Institute of Technology apresenta outras três grandes mostras: “Impact – 50 years of the CFDA” celebra o 50º aniversário do CFDA (Council of Fashion Designers of America), com peças dos 50 criadores mais importantes desse período; “Youthquake – The 60s fashion revolution” retrata a influência da cultura jovem na década de 60; e por último “Highlights from the collection of the Museum at FIT”expõe as peças mais importantes do Museu FIT.