25 de fev de 2013

MODA PUNK NO METROPOLITAN MUSEUM DE NOVA IORQUE


Depois de promover, em 2012, um encontro improvável entre Miuccia Prada e Elsa Schiapparelli, o Costume Institute do Metropolitan Museum de Nova Iorque dedica nesta primavera uma grandiosa exposição à moda punk. “Punk: Chaos to Couture” inaugura a 9 de maio e analisa o impacto do punk na moda, desde o nascimento do movimento nos anos 1970 até à atualidade.

Até hoje a história do punk mistura-se com o universo da moda. Como não se tratava apenas de um movimento musical, mas também político, o punk carregava um espírito vanguardista que se traduzia diretamente no modo de vestir dos apreciadores do movimento. Referências como o lema D.I.Y (Do it yourself) inspiravam as gerações mais novas que queriam dar uma identidade única às suas roupas.

Fazendo uma relação entre os conceitos "faça você mesmo" do punk e o "feito sob medida" da Alta Costura, a exposição "Punk: chaos to culture" apresenta vestuário punk original e criações de designers como Vivienne Westwood, que com sua loja Sex e os figurinos que criou para os Sex Pistols, uma das bandas mais emblemáticas do movimento, conquistou o título de "designer do punk".

"Punk: chaos to culture" estará em exibição até 11 de agosto.