25 de fev de 2013

IMPRESSIONISMO E MODA




“Impressionism, Fashion, and Modernity”, uma grandiosa exposição que revela o papel da moda nas obras dos artistas impressionistas e seus contemporâneos, inaugura no próximo dia 26 de fevereiro, no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque.

Cerca de 80 telas de grandes pintores como Auguste Renoir e Édouard Manet serão apresentadas em conjunto com trajes de época, acessórios, fotografias e gravuras, salientando a relação vital entre a moda e a arte desde a década de 1860 a meados da década de 1880, quando Paris emergiu como a capital mundial da moda.

Com o advento do pronto-a-vestir e a proliferação de revistas de moda, os vanguardistas Manet, Monet, Renoir, Mallarmé e Zola olharam para a moda como o prenúncio da modernidade. A novidade e o fascínio das tendências de moda seduziram artistas e escritores que procuraram dar expressão ao pulsar da vida moderna.

Reunindo muitas das obras mais célebres da era impressionista, “Impressionism, Fashion, and Modernity” pretende ilustrar o modo como os artistas responderam aos ditames da moda entre os anos de 1860 e meados de 1880. Em exibição até 27 de maio, a mostra inclui também um conjunto de fotografias de época e ilustrações que reforçam o diálogo entre moda e arte.

IMAGEM: Claude Monet. "Women in the Garden" (detalhe), 1866