25 de fev de 2013

Festa encerra em Paris


 




dummy
Festa encerra em Paris
Os grandes nomes da moda invadem a passerelle da Semana de Moda de Pronto-a-Vestir de Paris a partir de amanhã, terça-feira, e entre eles encontram-se três designers portugueses. Felipe Oliveira Baptista, Luís Buchinho e Fátima Lopes, que estarão na Cidade-Luz com o apoio do Portugal Fashion para mostrar aos compradores e aos media as suas coleções para o outono-inverno 2013/2014. Entre os desfiles mais aguardados estão ainda as estreias de Alexander Wang na Balenciaga, a do italiano Fausto Puglisi na Emanuel Ungaro e a do canadiano Geraldo da Conceição na Sonia Rykiel. As expetativas estão também elevadas para as segundas coleções da Raf Simons e Hedi Slimane na Dior e Saint Laurent, respetivamente.
Ao contrário das edições precedentes, Felipe Oliveira Baptista é o primeiro português a subir à passerelle, logo na quarta-feira. Depois de Christophe Lemaire, Guy Laroche e Dries Van Noten, o criador desvenda, às 16 horas, no Espace Vendôme, a sua mais recente coleção, cujos pormenores estão ainda no “segredo dos deuses”
Cerca de três horas depois, às 19h30, é a vez de Luís Buchinho mostrar na La Maison de L’Architecture aos parisienses, e não só, as suas propostas para a próxima estação fria. Como tema, o criador portuense inspirou-se no Portugal nos anos 70 e a Revolução de Abril de 1974. «Os ícones da Revolução – os cravos vermelhos, a metralhadora, os grafismos de cartazes políticos – são reinventados numa linguagem gráfica e moderna», adianta Luís Buchinho. «A atitude revolucionária, a vontade de mudança e a afirmação de novos ideais é materializada na paleta, com apenas três cores – vermelho, preto e branco», explica. As silhuetas são, por isso, «fortes e afirmativas, com uma influência retirada ao vestuário masculino», onde abundam materiais como a pele, lãs feltradas, crepes e tweeds de lã.
A presença portuguesa repete-se seis dias depois, a 5 de março, no penúltimo dia da Semana de Prêt-à-Porter de Paris, que contempla 89 desfiles no calendário oficial. Fátima Lopes apresenta-se na La Maison de la Chimie às 9h30 do dia 5 de março, no mesmo dia em que subirão à passerelle as coleções de Chanel, Agnès B., Valentino, Alexander McQueen e Hermès.
Louis Vuitton, Vionnet, Miu Miu, Elie Saab e Lie Sang Song encerram os desfiles da última das quatro grandes capitais da moda mundiais. 

Fonte: Portugal Têxtil




Depois de Nova Iorque, Londres e Milão, o mundo da moda reúne-se na Cidade-Luz para 9 dias de desfiles que fecham com chave de ouro a apresentação das tendências para o próximo inverno. Felipe Oliveira Baptista, Luís Buchinho e Fátima Lopes voltam, uma mais vez, a representar a moda “designed in” Portugal.