5 de dez de 2012

Preço e forma fomentam jeans

Os produtores e os retalhistas que têm a esperança de aumentar os seus negócios no mercado de jeanswear deviam concentrar-se em pontos de preços baixos, estilos diferentes e o ajuste certo, segundo revela o mais recente estudo da Mintel, “Shopping for Jeans”.
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Preço e forma fomentam jeans
Segundo os dados da Mintel, mais de três em cada dez adultos nos EUA possuem entre 4 e 6 pares de jeans. Enquanto isso, 19% têm 7 a 9 pares e 17% chegam aos mais de 10 pares de jeans.
«Apesar de os jeans tenderem a ser um artigo bastante estático no guarda-roupa da maioria dos consumidores, a categoria em si tem sido dinâmica em termos de inovações no estilo, marcas, características e ofertas de produtos em geral», diz Ali Lipson, analista sénior de retalho e vestuário na Mintel. «Com elementos impulsionadores do mercado, como o ambiente de trabalho mais informal, a epidemia de obesidade a exigir mais opções de jeans de tamanho grande e o crescimento da população hispânica e do seu poder de compra, podemos esperar que esta categoria de vestuário continue a crescer», acrescenta.
Quase metade (46%) de todos os proprietários de calças jeans questionados para o relatório revela ter gasto entre 25 e 49,99 dólares num único par de jeans. Além disso, 39% dizem ter gasto menos de 25 dólares, enquanto o valor médio gasto em jeans está ligeiramente acima dos 34 dólares. Este ponto de preço é importante para os retalhistas saberem se querem atingir o mercado das massas.
Além disso, quase 60% dos norte-americanos que compraram calças jeans no último ano fizeram-no para substituir um par velho ou gasto, enquanto cerca de 35% compraram para atualizar o seu guarda-roupa. Mas para 28% dos inquiridos, simplesmente o facto de gostar dos jeans foi suficiente para desencadear a compra.
Cerca de 19% dizem ter comprado para usá-los no trabalho, o que é uma indicação de que o ambiente profissional estão a permitir um código de vestuário mais casual ou a oferecer um dia de vestuário informal para os trabalhadores, enquanto outros 19% compraram um par de jeans para usar quando saem.
Os jeans já não são apenas um artigo de roupa casual, mas são usados frequentemente também em ocasiões em que é necessária uma indumentária mais aprimorada.
Mais de 4 em cada 10 (42%) proprietários de jeans afirmam ter dificuldade em encontrar um par que caia bem – com 16% dos consumidores dispostos a pagar 100 dólares ou mais por jeans com um bom ajuste. No entanto, 64% dos consumidores dizem que o preço/desconto é o fator mais importante na compra de jeans e 71% pensam que a maioria das calças jeans é cara.
«Apesar de muitos consumidores já possuírem vários pares de jeans, existem oportunidades para que comprem pares adicionais, seja para substituição ou para ter uma maior variedade no seu guarda-roupa», indica Lipson. Em conclusão, salienta que «os produtores retalhistas e necessitam de prestar muita atenção ao ponto de preço e diferentes estilos e ajustes para acomodar a grande base de consumidores para esta categoria».

Fonte: just-style.com