6 de jun. de 2014

RETROSPETIVA DE DAVID BOWIE EM BERLIM

A grande retrospetiva da vida e obra de David Bowie apresentada em 2013 no V&A Museum instala-se agora no museu Martin-Gropius-Bau, em Berlim. Patente até 10 de agosto, a exposição explora o processo criativo e as mudanças de estilo do famoso músico e ícone cultural.

Freddie Mercury, Michael Jackson e outros reis do pop revolucionaram todos a moda do seu tempo. Mas David Bowie foi um dos que mais se distinguiu, pela sua capacidade singular de transformação e adaptação a diferentes épocas e estilos. O cantor, nascido em Brixton, experimentou as maquilhagens mais inusitadas e as roupas mais inesperadas. Na década de 1970 encarnou um alter ego chamado Ziggy Stardust e destacou-se pelo visual andrógino e muito particular: o cabelo extravagante, a tez lívida, as roupas com estampagens hipnóticas. "Fora dos palcos sou um robot. No palco adquiro emoção. Provavelmente é por isso que prefiro vestir-me como Ziggy do que como David", afirmou o artista.

A exposição agora patente no museu Martin-Gropius-Bau explora as colaborações de David Bowie com vários artistas e criativos das áreas da moda, música, teatro, arte e cinema. Em exibição estão mais de 300 objetos, incluindo os bodysuits desenhados por Freddie Burretti, trechos de filmes e performances ao vivo, vídeos de música e projetos de set design criados para a digressão Diamond Dogs (1974), assim como vários objetos pessoais do cantor, incluindo storyboards, letras manuscritas, esboços, partituras musicais e excertos do seu diário.


FOTOS (da esquerda para a direita):
1 - Fotografia para capa do álbum “Aladdin Sane”, 1973. © Brian Duffy
2 - Bodysuit para álbum Aladdin Sane, 1973. Design: Kansai Yamamoto. © Masayoshi Sukita
3 - Fotografia original para capa do álbum “Earthling”, 1997. Design: Alexander McQueen em colaboração com David Bowie. © Frank W Ockenfels 3



Nenhum comentário:

Postar um comentário