4 de jul. de 2014

FOTOGRAFIAS DE EDWIN SMITH EM EXIBIÇÃO NO RIBA, EM LONDRES






No próximo mês de setembro, inaugura na Architecture Gallery do RIBA (Royal Institute of British Architects), em Londres, a primeira grande retrospetiva de Edwin Smith (1912-1971), um dos mais importantes fotógrafos britânicos do século XX. Saudado pelo poeta e escritor inglês Sir John Betjeman como "génio da fotografia”, Edwin Smith captou a essência dos lugares, paisagens e edifícios que fotografou.

“Ordinary Beauty: The Photography of Edwin Smith”, patente de 10 de setembro a 6 de dezembro, vai expor mais de 100 extraordinárias fotografias a preto e branco pertencentes a uma coleção de cerca de 60.000 negativos e 20.000 impressões doadas à biblioteca do RIBA por Olive Cook, viúva e colaboradora de Edwin Smith. Desde cenas urbanas que documentam a história social britânica até evocativas imagens de paisagens e interiores, as fotografias que serão apresentadas nesta mostra revelam a genialidade e a amplitude do trabalho de Edwin Smith. Em exibição estarão também imagens captadas pelo fotógrafo nas suas viagens à Europa, bem como os livros que publicou e o seu equipamento fotográfico.

Edwin Smith foi muito procurado pelos editores e em 1950 foi contratado pela Thames & Hudson para fotografar uma série de livros, incluindo “English Parish Churches” (1952), “English Cottages & Farmhouses” (1954), “Scotland” (1955), “England” (1957), e “The Living City: A New View of the City of London” (1957). O seu trabalho foi também publicado na Vogue, Shell Guides e muitas outras publicações para ilustrar temas múltiplos como as grandes casas da Europa ou as maravilhas de Itália.


Nenhum comentário:

Postar um comentário