Com os primeiros dias de calor a chegar ao país, os óculos de sol, inspirados no passado ou com uma visão para o futuro, são o acessório que não pode faltar, para levar para a praia e mesmo no dia a dia.
Já no final dos anos 60, a cantora Natércia Barreto apontava os óculos de sol como um must-have nas idas à praia – juntamente com «o pente, o espelho, o batom e um creme muito bom para me bronzear». Mas mais do que apenas esconder as lágrimas de um desgosto amoroso e da indispensável proteção dos olhos dos raios UV, os óculos de sol são hoje também um acessório de moda e há que escolher a forma, as cores e as opções que marcam cada estação.
Para a primavera-verão 2015, algumas tendências persistem. É o caso do retro, pelo que os óculos de espírito vintage continuam a ser uma das opções com muito estilo. Mas nem todas as marcas concordam e, por isso, há modelos para quem prefere olhar para o futuro.
Aviadores em força
Deixados de lado durante alguns anos, os óculos-aviador estão agora um pouco por todo o lado. O seu look retro por excelência tem sido revisitado constantemente nos últimos tempos, mas embora as marcas não ousem mexer muito na forma emblemática, os detalhes são outra história – das lentes à armação, decorações, matérias-primas usadas. Uma oportunidade para misturar o retro com o futurista e colocar o estilo bem à vista.
A marca Ray-Ban está indiscutivelmente associada a este tipo de óculos de sol, mas muitas outras têm reinventado o modelo, incluindo a Prada, a Burberry e a Gucci. Também a Alain Afflelou, uma oculista de origem francesa com presença em Portugal, propõe um modelo em metal clássico preto e policarbonato, com lentes de cores diferentes.
Regresso aos anos 60
Numa viagem ao passado, os óculos de sol fazem, este verão, uma escala na década de 60. As formas redondas estão de volta, com modelos coloridos, decorados ou mais sóbrios. Esta tendência marca igualmente o regresso das hastes manchadas castanho/amarelo, muito em voga nos anos 60. Balenciaga, Boss Orange e Bulgari são algumas das marcas que contemplam estes modelos nas suas coleções. A Jérémy Tarian, por seu lado, propõe uma edição limitada rétro-chic, redonda, com o modelo “Madeleine”, nomeadamente em vermelho.
Espírito futurista
Algumas marcas escolheram diferenciar-se e oferecer uma alternativa à tendência retro com um design futurista. É o caso da Dior com o modelo “Dior Technologic”, que surgiu no desfile para a primavera-verão 2015, com forma “pantos”, armação em metal prateado ou dourado, lentes espelhadas ultrafinas e hastes em acetato preto fosco.
Fonte: RelaxNews
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