WGSN já deu a conhecer as suas macrotendências para a estação fria do próximo ano. O futuro do luxo, a redefinição do conceito de natural, o high & low, a sustentabilidade, a ligação com a tecnologia e a nova identidade da classe média são os grandes temas que ganharão ainda mais peso na moda.
Na sessão de apresentação das tendências da WGSN, Paula Fajardo, responsável pela consultoria para Portugal e Espanha, identificou a Hipercultura, a Neutralidade Radical e o Eco Hedonismo como as três grandes tendências para Outono/Inverno 2012-13.
A primeira macrotendência, a Hipercultura, é pautada pela grande mistura de estilos, valores e ícones, com origens étnicas e híbridas diferentes. Esta tendência «inspira-se no consumidor que vai ter uma nova visão do mundo graças à Internet e na ideia de procurar novos nichos e coisas inusuais», explica Paula Fajardo. Na moda, esta tendência espelha-se no «uso de uma cartela de cores hiper-variada, desde os pastéis estranhos com sintéticos brilhantes muito fortes e coloridos que vão ajudar a criar estampados étnicos, tão importantes neste tema», resume a consultora.
Na segunda macrotendência, baptizada neutralidade radical, a consultora da WGSN fala de um novo minimalismo e da mistura de alguns conceitos humanos como a androginia. «Esta tendência mostra que vivemos num mundo de extremos e ser neutral é a escolha mais progressista», afirma Paula Fajardo. O sucesso de modelos exóticos como Andrej Pejic, que marca a tendência “femiman” na moda, é um indício desse novo caminho.
O reflexo na moda são «tons claros neutros como o branco, creme, bem como os subtis cinza e preto que dão vida a silhuetas desestruturadas que disfarçam o género (estilo Yamamoto). Grafismos, transparências, utilização de camadas sobrepostas e formas mais quadradas baseadas na alfaiataria masculina» definem esta tendência de neutralidade radical, segundo Paula Fajardo.
A última macrotendência é o eco hedonismo com raízes na sustentabilidade. «Aqui, a ecologia e a natureza são os pontos de destaque, inclusive com propostas para o mercado de luxo, que deve voltar os olhos para esses temas», revela a consultora. Tudo que é natural, de resto, ganha uma abordagem sofisticada, da moda ao comportamento, da gastronomia à beleza. «Na moda o Eco Hedonismo reflecte-se com a utilização de penas e pêlos, uso de texturas tridimensionais, o couro como um dos materiais-chave, as silhuetas monásticas especialmente para homem e os acabamentos rústicos em todas as colecções», conclui Paula Fajardo na sua abordagem às tendências que marcarão os meses mais frios do próximo ano.
Fonte: Portugal Textil
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