Desenho de Moda, de Bina Abling, é uma obra completa e extremamente didática, perfeita para artistas, ilustradores ou designers, mas é obrigatória para estudantes de moda. O livro é a referência mais atualizada da área, além de ser ferramenta de estudo ou trabalho.
Para quem quer ser estilista ou pretende trabalhar com desenvolvimento de produto é essencial saber expressar suas ideias e o desenho de moda é uma importante ferramente nesse sentido, facilitando a criação dos modelos e aumentando a criatividade.
Muito bem ilustrado, o livro traz passo a passo detalhado, com exercícios práticos e fáceis para você aprender a fazer desenhos e ilustrações de moda. O Volume 1 começa com a figura humana e aos poucos vai incorporando movimentos, trazendo todas as partes do corpo, de uma forma simples de ser executada, até chegar ao desenho das roupas em um croqui completo.
No volume 2 você vai aprender desenho técnico que é a forma mais utilizada por estilistas e criadores. Bina ensina a fazer muitos modelos, trazendo detalhes de mangas, golas, bolsos, recortes, etc. Ilustra também os diferentes tipos de costuras, efeitos de tecido e por último traz uma infinidade de modelos planificados, em roupas e acessórios, como vestidos, casacos, blazers, sapatos, bolsas, cintos, chapéus e muito mais.
A quinta edição chega com um novo foco, com referências fotográficas coordenadas com as instruções em desenhos. Os dois volumes de Desenho de Moda são organizados de forma racional, com conteúdo apresentado de modo lógico. É o único livro de ilustração de moda que incorpora estrutura vertical de design de moda e sequência de apresentação de tipos, desde os primeiros esboços até o desenho de ilustração, de planos a desenhos técnicos.
Todos os tópicos, incluindo silhuetas, têxteis e tratamento de tecidos, são ilustrados com cuidado. Através de uma abordagem prática do desenho, feita a partir de diagramas e exercícios, o leitor confere que o método e as técnicas de Bina são fáceis de seguir e sintetizar.
“Preciso também afirmar que em nosso universo regido pela tecnologia, o Desenho de Moda enfatiza que a mão pode ainda chegar onde o computador não alcança”, diz Timothy M. Gunn, Diretor do Departamento de Design de Moda da Parsons School of Design, de Nova York, e autor da introdução do livro.
“O que pode ser mais agradável do que desenhar? Quanto mais sei a respeito, mais quero desenhar. Há muito tempo que desenho; desde que me lembro, eu desenho e, por cerca de 25 anos, o faço profissionalmente. Tenho ensinado por quase o mesmo tempo e ainda amo as carreiras que escolhi. Não posso me imaginar entediada com meu trabalho. Desenhar para mim é tão importante quanto respirar – é vital para o meu ser. Sinceramente espero que você sinta da mesma forma” – Bina Abling
Nenhum comentário:
Postar um comentário