Louis Vuitton acaba de lançar mais um acessório que remete para as suas origens e presta homenagem à sua relação primordial com o mundo das viagens e dos hotéis de luxo. Trata-se de um porta-chaves, denominado “Groom”, que recupera a figura icónica do bagageiro, aquele funcionário discreto que era capaz de reconhecer antecipadamente a generosidade de uma futura gorjeta, ao observar com detalhe as malas de um cliente.
“Mostra-me as tuas malas e dir-te-ei quem és”. Este era o slogan publicitário de um anúncio da Louis Vuitton em 1921, criado para a abertura da sua primeira loja nosChamps Elysées, em Paris, onde figurava uma ilustração de um bagageiro de hotel carregando as malas de um dos seus hóspedes.
Nessa época, os viajantes colecionavam, durante as suas viagens, autocolantes e etiquetas com as insígnias dos hotéis onde ficavam hospedados, para depois utilizá-las como elemento decorativo nos seus baús Louis Vuitton. De acordo com um jornal da época, os porteiros e bagageiros marcavam a bagagem do viajante em função de como e onde colocavam as etiquetas do seu hotel: “muito generoso”, “mau”, “antipático mas bem”, “sem experiência em viagens”, etc.
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