A marca de chinelos mais famosa do mundo comemora 50 anos. Falamos, claro está, da Havaianas, que após cinco décadas está mais jovem e com mais vontade do que nunca de continuar a inovar e a levar a todos os cantos do mundo o seu “Brazilian Spirit”.
Para celebrar o seu aniversário, a Havaianas vai lançar uma edição limitada de chinelos de praia alusiva ao mítico “flip over” que teve lugar na década de 90, quando os consumidores mais trendies da marca viraram os seus chinelos, dando lugar a Havaianas monocromáticas que se tornaram numa moda e numa referência para a marca.
A HISTÓRIA DAS HAVAIANAS
As Havaianas foram lançadas em 1962 pela São Paulo Alpargatas S.A, fábrica aberta em 1907 pelo escocês Robert Fraser em parceria com um grupo inglês. Eram meros chinelos de praia, 100% fabricados em borracha com sola branca e tiras coloridas, inspirados no modelo “Zori” japonês. A ideia do novo chinelo era tão simples que a sua fama espalhou-se como um rastilho de pólvora. Em menos de um ano, a São Paulo Alpargatas fabricava mais de mil pares de Havaianas por dia, o que levou ao aparecimento de diversas imitações, mas "legítimas, só as havaianas, que não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras". Este slogan foi criado pela agência JW Thompson e começou a ser veiculado numa campanha publicitária com o comediante Chico Anysio como protagonista.
Passaram-se anos e as Havaianas não apresentaram qualquer novidade em termos de modelo ou cor, o que resultou numa acentuada queda das vendas. A viragem ocorreu em 1994, com o lançamento do modelo monocromático, Havaianas Top, acompanhado por uma forte campanha de marketing que transformou um simples chinelo popular num artigo de moda. Editoriais de moda, jornais e revistas foram unânimes: as Havaianas Top estavam a provocar uma revolução na moda e no mercado do calçado. Transformaram-se num ícone, num objeto de desejo, numa peça obrigatória de qualquer guarda-roupa.
Com o objetivo de expandir o espírito brasileiro de Havaianas o máximo possível, em 2007 a Havaianas abriu uma delegação nos EUA e um ano mais tarde na Europa. Com a sua chegada à Europa, a Havaianas começou a conquistar os corações europeus com o seu “Brazilian Spirit”. Em 2010, lançou a “Soul Collection”, uma coleção de novos modelos de alpargatas, sapatilhas, ténis, sabrinas, com a mítica sola de borracha da Havaianas no seu interior, garantindo todas as vantagens de conforto, comodidade, suavidade, durabilidade, que a caraterizam. Um ano depois, a Havaianas aplicou a sua diversão, cor e o “Brazilian spirit” a uma coleção de galochas.
Hoje presentes em todo o mundo, desde pequenas lojas a grandes armazéns como as Galeries Lafayette, em Paris, as Havaianas continuam a ser um produto de culto, que calça "do mais pobre ao mais rico", como afirmou o escritor Jorge Amado.
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